O ministro das Relações Exteriores, Téte António, afirmou, este domingo, no Rio de Janeiro, que “Angola é membro-fundador da Aliança Global do G20 para combate à fome e à pobreza.
O chefe da diplomacia angolana, que falava aos jornalistas nacionais, no âmbito da participação do Presidente da República, João Lourenço, segunda-feira, na reunião dos Chefes de Estado e de Governo da Cúpula do G20, sublinhou o facto de o país ter respondido positivamente ao convite da presidência rotativa do Brasil.
“Angola foi um dos países a aderir essa aliança e, torna-se, de facto e de juri, o membro fundador da Aliança Global para combate à fome e à pobreza”, disse, para esclarecer que o Presidente da República vai intervir durante a sessão de lançamento da referida Aliança, que é o primeiro eixo e, também, no segundo eixo, sobre a transição energética.
“São dois temas que serão objectos do discurso do Presidente da República nessa sessão. Haverá, também, no fim, o que se chama a Declaração dos Líderes, negociada durante todo o ano da presidência do Brasil, como momento crucial”, referiu Téte António.
O ministro confirmou, também, o encontro, hoje, às 17 horas locais, entre o Presidente João Lourenço e o homólogo Luís Inácio Lula da Silva.